Autor |
Mensagem |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 28/08/2007 15:33:48
|
Igor.Costa
MultiAction
Membro desde: 22/06/2007 15:13:22
|
Oi Galera,
Estive conversando com o Pedro e ele sugeriu que criássemos uma versão "2.0" do Neo focada em Interface Rica, algo que podemos chamar provisoriamente de Neo RIA (podemos pensar em algo melhor para o nome rsrs)
Dessa forma gostariamos de saber o que seria interessante se colocar nesse projeto em pararelo: quais widgets, quais recursos seriam interessantes e que abstrairiam para o desenvolvedor J2EE o trabalho com programação cliente...
A priori estávamos pensando em usar MooTools e jQuery como bibliotecas JS...
A palavra está com vocês
|
Igor Costa
MasterSoft Sistemas Ltda.
 |
|
 |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/08/2007 10:43:15
|
pedro.goncalves
Equipe
Membro desde: 17/04/2007 16:12:20
|
Acho que inicialmente podemos fazer os componentes ficar um pouquinho melhor.. e implementar alguns recursos extras de ajax.. como autocomplete, quando é do tipo data.. aparecer um calendário e etc..
.
o que acha?
|
Pedro Gonçalves
http://pedrogoncalves.com.br
 |
|
 |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/08/2007 13:10:31
|
Igor.Costa
MultiAction
|
Já implementamos o DatePicker pros campos data e um editor de texto para campos "Memo"...
A questão das widgets vou colocar no próximo post, a dúvida no momento é: como implementáriamos essas alterações:
uma nova taglib?
se sim, como deixariamos as aplicações atuais compativéis com o NeoRIA?
se não, como integrariamos isso ao Neo? um JAR a parte, um projeto com versões a parte?
|
Igor Costa
 |
|
 |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/08/2007 13:40:25
|
Igor.Costa
MultiAction
|
Aqui está uma lista simples de widgets de acordo nós estavámos documentando aqui na empresa:
1.1 DHTMLWindow (em processo)
- 1.1.1 Confirmação
- 1.1.2 Pesquisa
- 1.1.3 Informação
- 1.1.4 iFrame
1.2 Tabs
1.3 Accordion (em processo)
1.4 Slider ( +/- superfluo...)
1.5 SlideShow(PowerPoint)
1.6 Live DataGrid (Ajax+Cache)
- 1.6.1 Master/Detail
1.7 Upload (com Flash)
1.8 AutoCompleter
1.9 Editor HTML(OK )
1.10 Balão de HINT
1.11 ColorPicker
1.13 Chart(Graficos)
1.14 DatePicker (OK)
1.15 Mascaras para campos de entrada de dados (definidas via Expressão Regular)
esses que eu assinalei como supérfluo é porque existem já implementados e/ou já usei em algum projeto e pensei em incorporar ao framework (anteriormente) da empresa aqui...
Além disso, existiriam outros recursos que não são especificamente widgets de layout, mas widgets JS... por exemplo:
- validação cliente estilizada de formulários;
- esquemas de validação via Ajax
- Definição de atalhos de teclado
- Implementar Menus contextuais ativados pelo botão direito do mouse...
- Gerenciamento de Clipboard
- Abstração de requisições ajax independentes do formato (XML, JSON, CSV, SOAP)
Sugestões são bem vindas...
|
Igor Costa
 |
|
 |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/08/2007 14:12:56
|
valdecijunior
Equipe
Membro desde: 23/06/2007 11:56:42
|
e aí galera...
uma coisa que considero muito importante na Web (além de interfaces bonitas) é usabilidade... não adianta colocar todos esses recursos num sistema se o usuário vai ter que a todo momento usar o mouse para acioná-los. O tempo perdido é muito grande... Dessa forma, quando pensamos em adicionar essas widgets ao NEO, pensamos também em contruir uma estrutura que permitisse ao usuário acessar todos os recursos utilizando apenas o teclado...
Acredito que dessa forma o tempo de adaptação de qualquer usuário a um sistema Web, bem como o tempo de desempenho das tarefas, seria bem menor, o que contribuiria para uma melhor aceitação dos sistemas desenvolvidos com o NEO...
vlw
|
Valdeci Junior
 |
|
 |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/08/2007 15:12:46
|
pedro.goncalves
Equipe
|
Sim..
quando ao projeto, vamos por em um jar separado.. e lá tera um novo conjunto de taglibs...
|
Pedro Gonçalves
 |
|
 |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/08/2007 15:45:46
|
Igor.Costa
MultiAction
|
pedro.goncalves wrote:
Sim..
quando ao projeto, vamos por em um jar separado.. e lá tera um novo conjunto de taglibs...
então no caso iríamos extender as tags do Neo (taglibs template e neo) nessa nova taglib, incorporando os recursos de RIA? Ou criaríamos um novo conjunto de tags com base apenas em BaseTag?
A propósito, estavámos documentando informalmente como seria a estrutura do framework assim, talvez ajude:
http://sistemas.uesb.br/temp/MS.pdf
vlw
|
Igor Costa
 |
|
 |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/08/2007 16:29:18
|
pedro.goncalves
Equipe
|
Algumas serão extendidas.. outras serão criadas a partir do base tag...
Interessante.. mais não é tão simples quanto você está pensando não.. vai ter que mecher em muita coisa!!!
A noite começamos com o projeto.. ai ja me manda algo para começar.
té!
|
Pedro Gonçalves
 |
|
 |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 30/08/2007 17:32:35
|
rogel.garcia
Xiita
Membro desde: 17/04/2007 16:35:03
|
Existe uma versão paralela do NEO, que possui alguns recursos que ainda não estão presentes no NEO oficial.
Como estou numa correria muito grande esses dias, porque estou trocando de empresa, ainda não adicionei todos os recursos ao NEO oficial.
Um desses recursos é a possibilidade de navegaçao entre os campos apenas utilizando o teclado, e com troca automatica de campo de acordo com o tamanho do mesmo...
Assim que tiver migrado esses recursos, eu posto aqui..
|
|
 |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 30/08/2007 17:58:31
|
rogel.garcia
Xiita
|
Utilizar bibliotecas como MooTools e jQuery não é recomendável no framework..
Esse tipo de biblioteca javascript causa conflitos com outras bibliotecas e até mesmo código javascript que vc desenvolve...
O NEO pode até utilizar as bibliotecas... mas elas nao podem ser visíveis diretamente ao código javascript do usuário...
teria que ser assim:
Neo.funcao(parametros).....
se nao desejasse escrever o javascript na mao toda vez...
Repare que apesar de nao estar totalmente organizado.. todo o código javascript que o NEO utiliza, não faz referencia a bibliotecas. O que proporciona a compatibilidade a qualquer biblioteca que o usuário desejar...
O flahs no upload de arquivo causaria um efeito estranho na tela... se o resto da tela nao for flash...
Seria mais interessante um upload ajax
O NEO precisa de uma organizada para crescer de forma mais consistente... adicionar funcionalidades demais, levaria a instabilidade do framework... primeiro é recomendável melhorar o que já existe (nao seria nem melhorar.. mas sim organizar) para dar melhor suporte a melhorias....
Como o valdeci falou uma questao muito importante é usabilidade. Que muitas vezes a gente esquece, porque é meio chato de fazer e nao enche os olhos com alguma coisa visual.. mas a usabilidade, chega a ser mais importante do que layout bonito ou efeitos especiais....
|
|
 |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 30/08/2007 18:03:03
|
rogel.garcia
Xiita
|
Eu já tenho tudo maquinado.. como essa organizacao deve ser feita.. se alguém quiser.. podemos trocar uam ideia
|
|
 |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 30/08/2007 19:58:21
|
valdecijunior
Equipe
Membro desde: 23/06/2007 11:56:42
|
fala rogel... eu me coloco à disposição... se você julgar necessário tenho inclusive algumas sugestões de melhorias em alguns pontos específicos do código...
flw
|
Valdeci Junior
 |
|
 |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 31/08/2007 14:02:35
|
Igor.Costa
MultiAction
|
Oi rogel, blza? tava sumido do forúm!
E quaissão os recursos dessa versão "pararela" do Neo???
quando vc fala de:
O NEO pode até utilizar as bibliotecas... mas elas nao podem ser visíveis diretamente ao código javascript do usuário...
o que vc quer dizer exatamente? Teriamos que "prefixar" as funções das bibliotecas que nós utilizamos, com um "namespace" do Neo? por exemplo Neo.$(), Neo.Ajax(), Neo.$$()...?
Acho que o propósito da idéia do NeoRIA não seria adicionar as coisas diretamente ao framework, mas oferecer a quem utiliza o Neo a possibilidade de utilizar recursos de uma interface rica, mas a parte. Até porque a questão do desenvolvedor utilizar ou não widgets, libs js e outras firulas fica a cargo de cada um... e há aplicações em que essas coisas nem são convenientes...
Como disse, acredito que ele não afetaria o Neo.. seria um "sub-framework a parte", com uma taglib a parte.
Eu estava a favor da idéia de Valdeci, qunado ele fala que o interessante no NeoRIA seria criar uma interface JS para várias bibliotecas, por exemplo se eu tivesse um input que fosse do typo date, internamente eu não chamaria diretamente uma função para criar um DatePicker usando MooTools ou jQuery e sim algo como Neo.createDatePicker() que a depender de qual biblioteca o usuário estivesse utilizando (MooTools, jQuery, Prototype ou afins...) iria renderizar o componente adequado utilizando a biblioteca...
Abraços!
|
Igor Costa
 |
|
 |
![[Post New]](/forum/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 09/09/2007 22:55:12
|
rogel.garcia
Xiita
|
São poucos recursos q faltam para ser adicionados.. que eu me lembre é um atributo no panelGrid para poder as colunas terem tamanhos fixos (todas as colunas do mesmo tamanho) .. isso possibilita uma outra forma de organizacao dos componentes na tela...
e também a possibilidade de troca do foco dos campos automaticamente ou ao pressionar TAB...
As principais modificacoes sao essas as outras já foram adicionadas...
No caso do javascript é Neo.$(), Neo.Ajax() mesmo...
[valdeci] As melhorias em pontos específicos do código sao importantes tb....
Até mais....
|
|
 |
|